PASTORAL DA LITURGIA
Cúria Diocesana da Diocese Belo Horizonte, 07 de Março do ano Jubilar de 2025
Caros irmãos no Sacerdócio, Párocos e Vigários da Diocese estamos vivenciando um Período muito importante em nossas vidas como Cristãos Católicos e como Missionários Evangelizadores no Minecraft, a Igreja do mundo inteiro seguindo o Ano Litúrgico, vivência a QUARESMA.
Tempo que tem duas Características essenciais a primeira é o Caráter Penitencial, onde somos chamados a Conversão e a mudança de vidas, a segunda a Característica é a Vivência da Paixão de Cristo, somos convidados a entrar em um grande retiro espiritual em nossas vidas para assim rever algumas atitudes, pedir perdão a Deus, é como se estivéssemos em um Deserto, onde passaremos tentações, e teremos que tomar atitudes, a melhor escolha certamente é a obediência a Deus, procuremos o Sacramento da Confissão, arrependemo-nos das nossas "imundícies internas" que nos deixam manchados e nos afastam da Santidade e voltemos ao Senhor criador nosso que está a nossa espera.
Procuremos neste tempo propício realizar algumas atividades em que nos faça lembrar um pouco que foi o sofrimento de nosso Senhor para ajudas em nosso grande Deserto espiritual, como o Jejum se tivermos 18 anos completos, Abstinência de algo que gostamos muito, é muito tradicional nós abster-se de Carne, a caridade, ajudando a Pastoral dos Vicentinos de nossa Paróquia e a todos os necessitados que estiverem em nosso alcance ajudá-los, a oração, cada vez mais aprofundando na leitura orante da palavra e na meditação. E a Penitência, fazendo propósitos de Peregrinações especialmente por estarmos no ano Jubilar, e as tradicionais Piedades Populares.
Por outro lado vemos a Quaresma como a preparação para o grande mistério de nossa fé, a Paixão, Morte e Ressurreição, por isso temos grandes atividades Penitênciais para ajudar a nos preparar para esse grande mistério, e a Liturgia bem celebrada dentro destes mistérios que o tempo nos leva a viver é bela! Por isso trago agora algumas dicas e informações importantes para a melhor prática da Liturgia na hábito Diocesano, nas Paróquias e Pequenas Comunidades:
Para o melhor Culto Divino das Celebrações:
• Não se Canta músicas alegres e festivas, por ser um tempo Penitencial, os instrumentos são somente para dar sustento ao coro, dicas -> Órgão, Violão ou Teclado. Estando proibidas os instrumentos de Percussão e Bateria. (Há exceções somente nas Solenidades de São José e da Anunciação e no Domingo Lætare) nas Memórias, Dedicações, posses ou Ordenações Segue-se o recomendado.
• Não se ornamenta o altar com flores, pode-se fazer um pequeno espaço com a Cruz o tecido Roxo e algumas folhagens. (Há exceções nas Festas, Solenidades de São José e da Anunciação, no Domingo Lætare e nas Ordenações) nas Memórias, Dedicações e posses Segue-se o recomendado.
• Não se Canta Aleluia e nem se Diz, segue-se as antífonas e os cantos populares da Quaresma propícias para aclamação.
• Não se Canta Glória e nem se Diz. (Há exceções somente nas Festas, Solenidades de São josé e da Anunciação, nas Dedicações e Ordenações, mas no caso manten-se um glória com moderação, é recomendado que use a fórmula de DIZER o hino de Louvor)
• Conserve-se a tradição de usar objetos e Paramentos simples, usando duas ou quatro velas no altar, mas nas grandes Festas e Solenidades usa-se ainda as seis velas no altar e se for o bispo o celebrante usa-se sete velas, em todos os casos usar a Cruz de altar, sendo ela a escolha.
• Manter a Sobriedade do momento, evita-se brincadeiras e conversas desnecessárias.
• Os Paramentos segue-se a Cor litúrgica = Roxa, assim também segue-se as Leituras do dia, nas memórias facultativas, preserva-se o tempo Litúrgico e suas leituras. Celebrando as memórias obrigatórias, Festas e Solenidades, nesses casos usa-se o Branco, somente nas Festas e Solenidades utiliza-se as leituras especiais, nas Ordenações e Dedicações utiliza-se as leituras próprias e os paramentos Brancos, se celebrada no Domingo utiliza-se Paramentos Roxo, no caso do Lætare o Róseo, e as Leituras do dia, se celebrada nas Festas e Solenidades utilizar o branco e as leituras do dia próprias. Para as posses, utiliza-se os Paramentos e Leituras do dia.
• Sobre o Velatio, utiliza-o somente apartir das I Vésperas do 5° Domingo da Quaresma, no caso após às 18h do Sábado da 4° Semana da Quaresma, antes disso fica-se proibido, esse mesmo velatio permanece até o final da celebração da ação litúrgica da sexta-feira Santa, nas Paróquias mais tradicionais até o hino do glória da Vigília Pascal, isso vale para todos os dias da Quinta semana da Quaresma e semana santa, deixamos bem claro que não é obrigatório o uso do velatio.
• O tempo Quaresmal inicia apartir da Quarta-Feira de Cinzas e vai até a celebração Vespertina da Ceia do Senhor, onde se inicia o Tríduo Pascal.
• Pode-se neste tempo fazer algumas tradicionais Piedades Populares, como Via-Sacra, Procissões Penitênciais, Terço dos Mistérios Dolorosos, Terço da Misericórdia, Celebrações do Setenário das Dores, Celebrações das Festividades dos Passos rumo à Procissão do encontro, tudo isso ajuda a seguir piedosamente esse tempo de nossa igreja.
• Nos 3°, 4° e 5° Domingos da Quaresma, a Paróquia onde será realizada a Vigília Pascal da Diocese ou as Paróquias onde conserva a preparação dos Catecúmenos, realiza-se as leituras opcionais do Ano A, lembrando os símbolo batismais, a Água no Evangelho da samaritana, a Luz no evangelho do Cego de Nascença e a Vida no evangelho da Ressurreição de Lázaro, se for conservar essas leituras, poderá fazer tanto do modo breve, quanto do modo Longo.
• Utiliza-se a Ladainha dos Santos ao que se precisar para a melhor contemplação Litúrgica do momento, podendo ser utilizadas em Procissões Penitenciais.
Finalizando essa carta de diretório Litúrgico Diocesano, lembro que estamos Vivenciando no Brasil, a Campanha da Fraternidade, que tem como tema: "Fraternidade e Ecológica Integral" fazemos convite aos Sacerdotes a fazerem ações em favor da Casa comum, e Celebrações e Pregações acima do tema da campanha para alcançarmos o objetivo que nos é proposto, cuidar da nossa Casa, o planeta Terra que está pedindo socorro!
Qualquer dúvida que surgir durante todo o Período Litúrgico, principalmente sobre a Semana Santa, deverá procurar esclarecê-las com o Coordenador da Pastoral da Liturgia