DOM FELIPE FERREIRA SILVA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO ELEITO DE BELO HORIZONTE
DECRETO DE CRIAÇÃO
Pastorais e Comissões Diocesanas
Prot. Nº 09/2025
Belo Horizonte , 26 de Fevereiro de 2025.
A todos que lerem estas letras, saúde e paz.
Amados irmãos e irmãs, o próprio Jesus nos impulsiona a sermos evangelizadores do evangelho, a verdade, a TODOS sem distinção, mesmo nas situações diversas que estiverem, somos batizados e cremos no evangelho, resta-nos a criarmos nossos grupos para dos diferentes tipos da evangelização, alcançarmos o mundo, com isso seremos abençoados por Deus, e mesmo se bebemos de veneno mortal não morreremos, pois temos a força do fortalecedor.
Por isso EU, Dom Felipe Ferreira, Bispo Eleito de Belo Horizonte, decreto a criação das seguintes Pastorais:
• Pastoral da Liturgia e Paramentaria Diocesana;
• Pastoral do Dízimo;
• Pastoral Carcerária e da Saúde;
• Pastoral Catequética;
• Pastoral da Comunicação (PASCOM);
• Pastoral das Vocações e da Acolhida;
• Pastoral Laical e dos Coroinhas;
• Comissão Diocesana para a renovação Carismática Católica ( RCC );
• Comissão Diocesana para Caridade, a Natureza e para a Educação ( CNE );
• Comissão Diocesana para a defesa ao Patrimônio público e a Cultura ( DPPC).
Para o melhor funcionamento da Diocese, empenhado mais aprofundamente em cada espaço Pastoral de evangelização de nossa Igreja Diocesana, vê-se a necessidade da criação das mesmas, para que a Diocese funcione bem, cada vez mais consolidando em cada modo de evangelização e estruturação, para o bem de nossos fiéis, tendo em vista a chegada de mais Sacerdotes em nossa Diocese. Fica assim estabelecido:
Ficam criadas as Pastorais da Liturgia ligada a parementaria Diocesana, Pastoral do Dízimo, Carcerária e da Saúde, Catequética, da Comunicação (PASCOM) e das Vocações/ Acolhida Diocesana, Laical ligado aos coroinhas e várias Comissões com o dever de Coordenar e atuar em cada desígnio que é competente, posteriormente será nomeado os coordenadores das respectivas Pastorais Diocesanas, lembrando que cada Paróquia pode ter sua própria, estabelecendo comunhão com o coordenador e a Pastoral Diocesana.
Objetivos das Pastorais Diocesanas
I. Cada Pastoral deverá exercer sua missão conforme os objetivos bíblicos e da Missão que é confiada, sendo assim,
• A Pastoral Liturgica, fica responsável pelos Livretos, Seminários Litúrgicos e Ritos das Celebrações e também a organização da Santa Missa, o coordenador terá de ajudar os sacerdotes Diocesanos, enviando-os os ritos e livretos, diários quando necessário. (Em comunhão com o discaterio para o culto divino)
• A Pastoral do Dízimo, fica responsável em ajudar as Paróquias juntamente com o Econômo Diocesano com as finanças, e também a como lidar com os fiéis quando há necessidades de fazer algum pedido financeiro, a Pastoral Poderá oferecer formações para melhor orientação.
• A Pastoral Carcerária e da Saúde, fica responsável em desenvolver o trabalho no presídio e nos hospitais de Belo Horizonte , realizando missas na capela, pregando aos presos e doentes e levando a Palavra de Deus a eles, trabalhando em conjunto com a Pastoral Catequética, promovendo a conversão aos Corações e o conforto necessário.
• A Pastoral Catequética, fica responsável em publicar no site da Diocese, algumas homilias, e catequeses do bispo Diocesano, compartilhando nos grupos, anunciando o evangelho, ao todo ficam responsáveis em Transmitir a fé, a mesma Poderá oferecer formações as Paróquias.
• A Pastoral da Comunicação (PASCOM), fica responsável para as postagens no Instagram, TicToc e YouTube da Diocese, divulgando as ações da Diocese influênciando na chegada de novos vocacionados, a mesma deverá estar presente nas missas a nível Diocesano e importante para registra-la.
• A Pastoral das Vocações ou chamada de Pastoral da Acolhida, é responsável em enviar materiais para divulgação nas redes sociais para a entrada de vocacionados, entrando eles, devem acolhe-los e encaminha-los a Reitoria do Seminário. Os mesmos devem estar no grupo da Acolhida Vocacional Geral da Comunidade.
• A Pastoral Laical e dos Coroinhas, é responsável pelo envolvimento dos irmãos que adentrarem a comunidade e não quiserem ingressar nas ordens religiosas e na vocação Sacerdotal, desenvolvendo com eles o trabalho de coroinha servindo ao senhor com a vocação Laical.
• Todas as comissões são chamadas a cada vez mais promoverem eventos que movimentem a Diocese seguindo seu trabalho defensor.
II. Promover a unidade e a comunhão entre os diversos membros da Diocese no que diz respeito à eles.
III. Oferecer formação e acompanhamento aos padres, preparando-os adequadamente para a missão de transmitir a fé.
Sem mais, rogamos as bençãos da Santíssima Virgem a Senhora da boa Viagem, concebida sem pecado original, sobre todos vós.
Tags
Decreto Diocesano