DECRETO DIOCESANO | Elevação dos Padroeiros Diocesanos

     


               DOM FELIPE FERREIRA SILVA 

POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO ELEITO DE BELO HORIZONTE 

DECRETO DE CRIAÇÃO 
Padroeira e Co-Padroeiro Diocesanos
 
Prot. Nº 06/2025

Belo Horizonte , 26 de Fevereiro de 2025.

A todos que lerem estas letras, saúde e paz.

Aprouve ao Espírito Santo, por meio da Santa Sé, que o trabalho de evangelização junto à porção do povo de Deus que se encontra nesta Diocese, pudesse dar início.

Por bem, DECRETO a criação dos Padroeiros desta Diocese:

Nossa Senhora da Boa Viagem - Elevada como Padroeira Principal da Diocese de Belo Horizonte pelo seguintes fins: 

A sua história teve início no século XVIII. Em 1709 o português Francisco Homem del Rey conseguiu autorização da Coroa, por meio de Cartas de Sesmarias, e se estabeleceu na região onde hoje se encontra Belo Horizonte. Ele trouxe uma imagem da padroeira dos navegantes portugueses, Nossa Senhora da Boa Viagem, que o acompanhou na travessia do Oceano Atlântico. Para proteger e homenagear a santa Francisco ergueu em suas terras uma pequena capela de pau-a-pique para abrigá-la. Erguida na rota dos tropeiros que passavam pela região transportando as riquezas do interior do país, a igrejinha recebeu o nome de Nossa Senhora da Boa Viagem e passou a ser conhecida, também, como a padroeira dos viajantes.

Com o passar dos anos e a enorme devoção dos fiéis a capelinha ficou pequena para receber tanta gente e, em seu lugar, foi erguida uma igreja maior. Entretanto, com a construção da nova capital houve a necessidade de se erguer uma nova igreja – a atual Catedral Histórica (Antiga Sé) Nossa Senhora da Boa Viagem. 

Pela tamanhas devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem nessas Terras, pela sua Paróquia abrigar a Sé Episcopal, sendo ela Catedral da Capital Mineira, é proclamada pelo presente decreto como Padroeira da Diocese.

São José, esposo da Santíssima Virgem Maria - Elevado como Co-Padroeiro da Diocese de Belo Horizonte pelos seguintes fins: 

Uma das igrejas mais importantes da Arquidiocese de Belo Horizonte, a primeira Matriz criada após a construção da nova capital, a Igreja Matriz de São José.

A Paróquia de São José, localizada no Centro de Belo Horizonte, foi criada em 27 de janeiro de 1900, desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, do Curral Del Rei, ambas ainda pertencentes à Diocese de Mariana. Entregue à Congregação dos Redentoristas, foi a primeira paróquia criada na nova capital, então intitulada Cidade de Minas, e foi provisoriamente instalada na Capela de Nossa Senhora do Rosário, edificada no cruzamento entre a Avenida Amazonas e as ruas São Paulo e Tamoios.

No Presente motivo e pelos feitos históricos da cidade, é proclamado pelo Presente decreto como Co-Padroeiro da Diocese. 


Nesse decreto destacamos a devoção piedosa a Nossa Senhora da Piedade, assim como na realidade proclamamos pelo presente DECRETO, ela como Padroeira do Estado de Minas Gerais.

Ficam revogadas todas as disposições em contrário.

Sem mais, rogamos as bençãos da Santíssima Virgem a Senhora da boa Viagem, concebida sem pecado original, sobre todos vós.

Dado e passado em Belo Horizonte,  MG, da Cúria Diocesana, aos vinte e seis dias do mês de fevereiro do ano jubilar de toda a nossa igreja, de dois mil e vinte e cinco.



✠ Dom Felipe Ferreira Silva 
Bispo Eleito de Belo Horizonte 



Mons. João Pedro dos Passos 
Chanceler Diocesano 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem