CHANCELARIA DIOCESANA
ATA DA POSSE CANÔNICA DO PÁROCO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – PE. THOMAS
Prot. N.º 002/2025
No Segundo (2°) dia do mês de Julho (07) do ano Jubilar de dois mil e vinte e cinco (2025), sendo Sumo Pontífice Sua Santidade o Papa Bento VIII, nosso Bispo Diocesano – Dom Felipe Ferreira Silva, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, às Vinte e uma horas e quarenta Minutos, em Solene Concelebração Eucarística, sob a presidência de Sua Excelência Reverendíssima Dom Felipe Ferreira Silva, Bispo Diocesano, e padres concelebrantes, religiosos e religiosas; com numerosa participação do Povo de Deus desta paróquia e demais paróquias da diocese; TOMOU POSSE, como PÁROCO, o Revmo., Pe. Thomas, nomeado em 23/05/2025, conforme provisão expedida pela Cúria Diocesana, pelo Excelentíssimo Sr. Dom Felipe Ferreira, Bispo Diocesano, por tempo indeterminado, conforme as prescrições do Direito Canônico, c. 522.
Após a saudação inicial da celebração, o Chanceler fez a leitura do documento de nomeação; seguiu-se a Liturgia da Palavra e o Rito de dedicação da igreja. Na aclamação ao evangelho recebeu das mãos do bispo o Evangeliário e proclamou o evangelho, lembrando que uma das funções do padre é o anúncio da Palavra. Na homilia o bispo recordou as funções do padre na paróquia e dos fieis da paróquia para com o padre. Após a homilia, o Padre Thomas renovou as Promessas Sacerdotais; o bispo lhe entregou as chaves do sacrário, chaves da igreja, a Capela batismal e a estola Roxa e se dirigiram para a Capela do Santíssimo para um breve momento de adoração; em seguida prestou a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade e o bispo o declarou empossado como pároco da referida paróquia. A celebração seguiu de acordo com o rito da Santa Missa. Após a oração depois da comunhão, a Comunidade Paroquial proferiu a mensagem de acolhida ao novo Pároco, Padre Thomas e em seguida dirigiu suas palavras de pastor à Comunidade que lhe foi confiada ao pastoreio. O bispo agradeceu a participação de todos, agradeceu aos padres presentes, sinal da comunhão sacerdotal, e proferiu a bênção sobre todos os fiéis.
Concelebraram a Santa Celebração Eucarística o Rev.mº Mons. José Gabriel O.CARM e o Padre Guilherme Soares, bem como uma grande parcela do povo de Deus. E, para perpétua memória, foi redigida esta ata que será assinada por mim, Monsenhor João Pedro Dos Passos SJ. M.
Dado e passado na cidade episcopal de Belo Horizonte, Minas Gerais, sob nosso selo e assinatura de nossa chancelaria, ao Décimo Segundo dia do mês de Julho do Ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e Cinco.