CHANCELARIA DIOCESANA
ATA DA POSSE CANÔNICA DO PÁROCO E CURA DA CATEDRAL DIOCESANA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM – PE. JOSÉ GABRIEL O.CARM
Prot. N.º 005/2025
No Décimo Quinto (15) dia do mês de Julho (07) do ano Jubilar de dois mil e vinte e cinco (2025), sendo Sumo Pontífice Sua Santidade o Papa Bento VIII, nosso Bispo Diocesano – Dom Felipe Ferreira Silva, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Boa Viagem, às Vinte e uma horas, em Solene Concelebração Eucarística, sob a presidência de Sua Excelência Reverendíssima Dom Felipe Ferreira Silva, Bispo Diocesano, e padres concelebrantes, religiosos e religiosas; com numerosa participação do Povo de Deus deste Santuário e demais paróquias da diocese; TOMOU POSSE, como PÁROCO E CURA, o Revmo., Pe. José Gabriel O.CARM. M, nomeado em 23/05/2025, conforme provisão expedida pela Cúria Diocesana, pelo Excelentíssimo Sr. Dom Felipe Ferreira, Bispo Diocesano, por tempo indeterminado, conforme as prescrições do Direito Canônico, c. 522.
Após a saudação inicial da celebração, o Chanceler fez a leitura do documento de nomeação; seguiu-se a Liturgia da Palavra e o Rito de dedicação da igreja. Na aclamação ao evangelho recebeu das mãos do bispo o Evangeliário e proclamou o evangelho, lembrando que uma das funções do padre é o anúncio da Palavra. Na homilia o bispo recordou as funções do padre na paróquia e dos fieis da paróquia para com o padre. Após a homilia, o Padre José Gabriel renovou as Promessas Sacerdotais; o bispo lhe entregou as chaves do sacrário, chaves da igreja, a Capela batismal e a estola Roxa e se dirigiram para a Capela do Santíssimo para um breve momento de adoração; em seguida prestou a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade e o bispo o declarou empossado como pároco e Cura da referida Catedral . A celebração seguiu de acordo com o rito da Santa Missa. Após a oração depois da comunhão, a Comunidade proferiu a mensagem de acolhida ao novo Pároco, Pe. José Gabriel e em seguida dirigiu suas palavras de pastor à Comunidade que lhe foi confiada ao pastoreio. O bispo agradeceu a participação de todos, agradeceu aos padres presentes, sinal da comunhão sacerdotal, e proferiu a bênção sobre todos os fiéis.
E, para perpétua memória, foi redigida esta ata que será assinada por mim, Monsenhor João Pedro Dos Passos SJM.
Dado e passado na cidade episcopal de Belo Horizonte, Minas Gerais, sob nosso selo e assinatura de nossa chancelaria, ao Décimo Segundo dia do mês de Julho do Ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e Cinco.