DOM FELIPE FERREIRA SILVA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APÓSTOLICA
BISPO DIOCESANO DE BELO HORIZONTE
———————————————
DECRETO DE ABERTURA E PROCLAMAÇÃO
TRADICIONAL NOVENA E FESTA DIOCESANA DA PADROEIRA DE BELO HORIZONTE: NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM
Belo Horizonte, 23 de Julho de 2025
Prot. Nº 002/2025
Aos que estas letras virem ou destas tomarem
conhecimento, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e de Cristo nosso Salvador, por meio da intercessão da Bem-Aventurada sempre
Virgem Maria a senhora da Boa Viagem.
Em 1709 o português Francisco Homem del Rey conseguiu autorização da Coroa, por meio de Cartas de Sesmarias, e se estabeleceu na região onde hoje se encontra Belo Horizonte. Ele trouxe uma imagem da padroeira dos navegantes portugueses, Nossa Senhora da Boa Viagem, que o acompanhou na travessia do Oceano Atlântico. Para proteger e homenagear a santa, Francisco ergueu em suas terras uma pequena capela de pau-a-pique para abrigá-la. Erguida na rota dos tropeiros que passavam pela região transportando as riquezas do interior do país, a igrejinha recebeu o nome de Nossa Senhora da Boa Viagem e passou a ser conhecida, também, como a padroeira dos viajantes.
Com o passar dos anos e a enorme devoção dos fiéis a capelinha ficou pequena para receber tanta gente e, em seu lugar, foi erguida uma igreja maior. Entretanto, com a construção da nova capital houve a necessidade de se erguer uma nova igreja – a atual Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Pela tamanhas devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem nessas Terras, pela sua Paróquia abrigar a Sé Episcopal, sendo ela Catedral da Capital Mineira, foi proclamada como Padroeira da Diocese e da Cidade de Belo Horizonte.
———————————————
Como comunidade, somos agraciados, meus irmãos, por ter o auxílio de Deus e da Mãe Santíssima do Senhor. Vivemos um tempo jubilar em toda a igreja, de intensa oração e vivência da fé e com essa alegria de celebrarmos o Ano Santo Jubilar e nos aproximando da solenidade da padroeira de nossa diocese,
Proclamamos e decretamos a abertura da TRADICIONAL NOVENA E FESTA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM da Diocese de Belo Horizonte, com o tema:
"Mãe da Boa Viagem, acolhei-nos como
peregrinos da esperança!"
Art. 1º É proclamada a Novena e Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, que terá início no dia 04 de Agosto de 2025, com solene Celebração Eucarística às 20h30, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Boa Viagem, onde será realizado a Bênção de envio do Clero, trabalhadores e Voluntários da Festa. No dia 05, às 20h30 teremos o Ato Cívico, hasteamento das Bandeiras e Missa de Abertura da Festa. E de 06 á 14 a Novena e Festa.
Art. 2º Durante o período da Novena e festa da Padroeira de Belo Horizonte, fica proibido as Missas, ofícios e orações nas outras Paróquias e Santuários da Diocese, para manter a comunhão Diocesana e maior participação nas Celebrações.
Art. 3º É de responsabilidade do clero acompanhar a festa a nível Diocesano, por isso se o Art. 2°, descrito acima for descumprido por algum Sacerdote, este receberá uma notificação da chancelaria Diocesana podendo até receber a carta de suspensão de Ordens de 5 á 7 dias por falta de obediência a autoridade do sr. bispo Diocesano.
Art. 3º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação e deverá ser lido na Solene Celebração Eucarística de Envio da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem.
———————————————
O TEMA:
O tema da Novena e Festa de Nossa Senhora da boa viagem: "Mãe da Boa Viagem, acolhei-nos como peregrinos da esperança". Está diretamente ligado ao Ano Jubilar que a Igreja celebra em 2025, e convida os fiéis a viverem este momento de graça e renovação da fé.
A novena, que acontece de 6 a 15 de Agosto, busca apresentar uma catequese sobre o significado, o sentido atual e os sinais do jubileu, com temas diários que refletem sobre a peregrinação, a porta santa, a profissão de fé, a caridade, a reconciliação e a indulgência. O tema central "Peregrinos da esperança" enfatiza a importância da esperança em tempos desafiadores e a necessidade de acolher e enviar os fiéis em missão.
“Deixemo-nos, desde já, atrair pela esperança, consentindo-lhe que, por nosso intermédio, se torne contagiosa para quantos a desejam. Possa a nossa vida dizer-lhes: 'Confia no Senhor! Sê forte e corajoso, e confia no Senhor' (Sl 27,14). Que a força da esperança encha o nosso presente, aguardando com confiança o regresso do Senhor Jesus Cristo, a Quem é devido o louvor e a glória agora e nos séculos futuros.” [Parágrafo 30 da Bula: Spes Gaudentes do Papa Clemente III, em 2024]
"A Igreja nos espera. Cristo nos chama. O tempo da graça chegou!" Dizia Clemente III na Bula "Spes Gaudentes" de Proclamação do Ano Jubilar de 2025
———————————————
A PROGRAMAÇÃO:
Nossa festa Diocesana está recheada com uma programação intensa de encontros, para que possamos nos aprofundar e mergulhar, de fato, nesta fé e nesse amor a nossa Padroeira e de estudos neste tempo Jubilar. A seguir a programação completa da festa:
04/08 (Segunda-feira) - Missa Solene de Envio
05/08 (Terça-feira) - Ato Cívico, com hasteamento das Bandeiras e Missa de Abertura
De 06 á 13/08 - 16h- Angelus e Missa
- 20h- Missa e Novena Solene seguida de Quermesse nas barraquinhas com Show Social
Dia 14/08 - 16h- Angelus e Missa
- 20h- Missa e Novena Solene
- 21h30- Vigília Mariana (Noite de velas)
- 22h15- Início do Toque dos Sinos
(Quermesse nas Barraquinhas com Show Social)
Dia 15/08 - Missa apartir das 8h de uma hora em uma hora e meia, encerrando com procissão às 20h e Missa de Encerramento às 20h30
(Será Divulgado no site da Diocese posteriormente e o PDF com a Programação completa)
———————————————
A ARTE OFICIAL:
A Arte e o Cartaz oficial da nossa festa Diocesana já se encontra disponível:
———————————————
O HINO OFICIAL:
Para maior devoção do povo de Deus, tornamos público o hino de nossa senhora da boa viagem que esse ano será o hino oficial da Novena e festa.
LETRA:
01. Quando andamos pela estrada / nos dispondo a viajar, / como é bom termos um guia, / para a meta enfim chegar!
REFRÃO: Ó Nossa Senhora da Boa Viagem, / ó vinde guiar-nos, e acompanhar! Ó Mãe Padroeira deste Movimento / com o vosso Filho, vinde abençoar!
02. Na viagem desta vida / não convém estarmos sós: / como é bom ter a companhia, / ter alguém sempre junto a nós!
03. Quantas vezes, apressados, / a imprudência faz correr: / como é bom ter quem nos acalme, / para a vida não se perder!
04. Nas viagens que fazemos, vosso manto desdobrai. / Nas estradas, nos oceanos, / os viajantes do céu olhai!
05. Vosso povo reunido, / vinde, hoje, abençoar / imitando vossa vida / para nos santificar!
06. O "Comunidades em Festejo", te saúda, gloriosa / És a nossa companheira / no dia a dia e na missão vitoriosa.
———————————————
A CAMISA OFICIAL:
Olhando para o tema de nossa festa, somos convidados a entender que estamos aqui para anunciar a boa nova de Cristo, sermos peregrinos cheios de fé e de esperança para que possamos propagar, de fato, esta fé e esta esperança de amor.
Exortamos que é crucial e se faz necessário a presença constante e compromissada de todos nós, para que possamos nos aprofundar com amor e com fé neste mistério salvífico e na festa de nossa Diocese.
Que a Bem-aventurada Virgem Maria, Senhora da Boa Viagem interceda por nós nesta caminhada.
Dado e passado na episcopal cidade de Belo Horizonte, em nossa Mitra episcopal, aos Vinte e quatro dias do mês de Julho do ano santo jubilar de 2025, sob nosso sinal e selo de nossas armas.
+ Felipe Ferreira Silva
Bispo Diocesano de Belo Horizonte
+ Pietro Ferraz Rohr
Bispo Auxiliar de Belo Horizonte
Pe. Guilherme Soares
Moderador da Câmara Eclesiástica
Mons. José Gabriel O.CARM
Secretário Diocesano
E eu, subscrevi,
Mons. João Pedro dos Passos
Chanceler Diocesano
Tags
Decreto Diocesano