A missa inicia-se como de costume , antes do Evangelho faz a entrega do Evangeliário, após segue-se a a aclamação
ENTREGA DO EVANGELIÁRIO
O novo Pároco se aproxima do Vigário que lhe entrega o Evangeliário, dizendo:
Pres.: Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas.
Pres.: Seja apresentada e lida, a Provisão Canônica.
Em seguida, presbítero designado, ou um diácono, realiza a leitura da Bula de Nomeação:
Em seguida, presbítero designado, ou um diácono, realiza a leitura da Bula de Nomeação:
DOM FELIPE FERREIRA SILVA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
BISPO ELEITO DA DIOCESE DE BELO HORIZONTE
PROVISÃO CANÔNICA
Reitor
Prot. N.º 014/2025
aos que a esta nossa Provisão virem ou
cuja leitura ouvirem ou cujo conhecimento
tomarem, saudação, paz e bênção no Senhor.
Sendo de nosso interesse de pai e pastor da parcela do povo de Deus presente nesta episcopal Sé de Belo Horizonte, capital em Minas Gerais, confiada à nossa solicitude, não deixar comunidade alguma sem assistência espiritual, fazemos saber que, em virtude das necessidades materiais e espirituais da Santuário de Nossa Senhora da Piedade.
Havemos por bem nomear, como de fato pela presente provisão nomeamos, o Revmo. Sr. Sac. frei Robert para o ofício de Pároco da referida Paróquia, com todos os direitos e deveres que o Código de Direito Canônico, nomeadamente os cânones 515 a 545, e as normas e diretrizes em vigor nesta nossa Diocese lhe conferem, por tempo indeterminado, até que esta Mitra Diocesana se manifeste em contrário.
Conforme o Cânone 519, exortamos-lhe que V. Revm.ª assume o dever de exercer o ministério de Profeta, Sacerdote e Pastor:
1. Como Profeta, deverá proclamar a Palavra de Deus com fidelidade e respeito, sem ferir ou ofender ninguém;
2. Como Sacerdote, é sua responsabilidade conduzir o povo na celebração dos sacramentos, com especial atenção à Santa Eucaristia;
3. Como Pastor, deverá acolher a todos com gentileza, confortando os que sofrem e oferecendo apoio espiritual aos fiéis.
O Pároco é o responsável pelos bens móveis e imóveis da sua comunidade, que deverá administrar conscienciosamente, auxiliado pelo conselho administrativo, sob a direção deste Bispado, seguindo rigorosamente a legislação civil e as normas Diocesanas vigentes. Esta provisão não lhe confere poderes para remover, inserir ou alterar bens móveis ou imóveis do Santuário.
Por fim, recomendamos vivamente ao novo Pároco que, no exercício deste múnus pastoral, procure cumprir tudo aquilo que lhe inspirar o bom e reto zelo sacerdotal. Como cooperador nosso, muito lhe pedimos que ajude os fiéis a constituírem uma comunidade que acolha a todos, que seja missionária e solidária, plenamente inserida na Igreja Diocesana e Universal.
Cuide-se que esta provisão seja lida na solene concelebração Eucarística de posse e transcrita integralmente no Livro do Tombo da Paróquia.
A intercessão de Nossa Senhora da Boa Viagem e São José, patronos de nossa Diocese, faça descer copiosas bênçãos sobre o novo Pároco e sua comunidade.
Dado e passado em Belo Horizonte, MG, na Chancelaria Diocesana, aos Vinte e oito dias do mês de Junho do ano jubilar de toda a nossa igreja, de dois mil e vinte e cinco (2025).
+ Dom Felipe Ferreira Silva
Bispo Diocesano de Belo Horizonte
Mons. João Pedro dos Passos SJ. M
Chanceler Diocesano
Terminado de ler a Bula de Nomeação, é recomendável que o novo pároco renove suas promessas que fez na ordenação, respondendo às perguntas do Vigário.
Pres.: Filho caríssimo, diante do povo que será entregue aos teus cuidados, renova o propósito de prometeste na ordenação.
Queres desempenhar sempre o teu encargo, como fiel cooperador da Ordem episcopal, apascentando o rebanho do Senhor sob a direção do Espírito Santo?
Pároco: Quero.
Pres.: Queres celebrar com devoção e fidelidade os mistérios de Cristo, para louvor de Deus e santificação do povo cristão, segundo a tradição da Igreja?
Pároco: Quero.
Pres.: Queres unir-te cada vez mais ao Cristo, sumo Sacerdote, que se entregou ao Pai por nós, e ser ele consagrado a Deus para a salvação da humanidade?
Pároco: Quero.
Pres.: Queres, com dignidade e sabedoria, desempenhar o ministério da palavra, proclamando o Evangelho e ensinando a fé católica?
Pároco: Quero, com a graça de Deus.
Pres.: Deus, que te inspirou este bom proposito, te conduza mais á perfeição.
O Pároco então professa sua fé.
Pároco: EU. Pe. frei Robert creio firmemente e professo todas e cada uma das verdades contidas no Símbolo da Fé, a saber:
Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.
Com firme fé também creio tudo o que na palavra de Deus escrita ou transmitida se contém e que é proposto como divinamente revelada e de fé pela Igreja, quer em solene definição, quer pelo magistério ordinário e universal.
Firmemente também acolho e guardo todas e cada uma das afirmações que são propostas definitivamente pela mesma Igreja, a respeito da doutrina sobre a fé e os costumes.
Enfim presto minha adesão com religioso acatamento de vontade e inteligência as doutrinas enunciadas, quer pelo Romano Pontífice, quer pela Conferencia dos Bispos, ao exercer o Magistério autêntico, ainda que não sejam proclamadas por ato definitivo.
O novo pároco impondo sua mão direita sobre o evangelhiario, diz:
Eu. Pe. frei Robert ao assumir o Ofício de Reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade, na Diocese de Belo Horizonte, pronto conservar sempre a comunhão com a Igreja católica, quer em palavras por mim proferidas, quer em meu procedimento.
Com grande diligência e fidelidade desempenharei os ofícios, pelos quais estou ligado em função da Igreja, tanto universal, como particular, na qual, conforme as normas do direito, sou chamado a exercer meu ofício.
Ao desempenhar meu ofício, que em nome da Igreja me foi conferido, guardarei integralmente o depósito da fé, que com fidelidade transmitirei e explicarei; quaisquer doutrinas, portanto, contrárias a este depósito, serão por mim evitadas.
Hei de seguir e promover a disciplina comum de toda a Igreja, e acatar a observância de todas as leis eclesiásticas, sobretudo aquelas que estão contidas no Código de Direito Canônico.
Com cristã obediência seguirei o que declaram os sagrados Pastores, como autênticos doutores e mestres da fé ou o que estabelecem como orientadores da Igreja, e prestarei fielmente auxílio aos Bispos Diocesanos, a fim de que a ação apostólica, a ser exercida em nome e por mandato da Igreja, se realize em comunhão com a mesma Igreja.
Assim Deus me ajude e os Santos Evangelhos, que toco com minhas mãos.
Em seguida, se for oportuno, pode organizar-se uma procissão através da igreja, com turiferário, cruz e velas.
Nesta, o Vigário, à medida que vão andando vai entregando ao pároco os locais que virão a ser consagrados pelo seu ministro. sede do presidente, capela do Santíssimo, batistério e confessionário. Pode também convidar o pároco a abrir a porta do sacrário e a incensar o Santíssimo. Pode, também, fazer a incensação do batistério. Além disso, se for fácil, poderá convidar o pároco a tocar o sino.
Enquanto isso, canta-se.
Enquanto isso, canta-se.
Entrega Das Chaves Da Igreja, do Sacrário, do Batistério e do Confessionário
(Dirigi-se a porta da Paróquia e o Vigário entrega as chaves)
Entrega das Chaves da Igreja.
Pres.: Recebe as chaves da igreja e cuida da parte do povo de Deus que te é confiada. Desempenha com verdadeira caridade e contínua alegria a missão de Pároco, procurando em tudo agradar a Cristo, o Bom Pastor, do qual foste constituído ministro.
(Dirige-se a Capela das santas reservas e insensa o Santíssimo, o Pároco ajoelhado ouve)
Pres.: Recebe as chaves da igreja e cuida da parte do povo de Deus que te é confiada. Desempenha com verdadeira caridade e contínua alegria a missão de Pároco, procurando em tudo agradar a Cristo, o Bom Pastor, do qual foste constituído ministro.
(Dirige-se a Capela das santas reservas e insensa o Santíssimo, o Pároco ajoelhado ouve)
Entrega da Capela do Santíssimo.
(Dirige-se ao Confessionário e tomando uma estola roxa por cima da casula, ouve)
Pres.: Lembra-te de que a Eucaristia é ápice e a fonte de todo culto e da vida cristã, em que se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo. Por isso, recebe a chave do sacrário e zela com todo o cuidado para que a Eucaristia seja o centro de toda a ação pastoral e de toda a vida desta Paróquia.
(Dirige-se a Capela do Batismo )
Entrega do Batistério.
Pres.: Recebe os instrumentos para o Batismo dos novos filhos de Deus. Cuida para que a vida divina recebida neste sacramento cresça e se desenvolva sempre mais no coração dos fiéis.
Pres.: Recebe os instrumentos para o Batismo dos novos filhos de Deus. Cuida para que a vida divina recebida neste sacramento cresça e se desenvolva sempre mais no coração dos fiéis.
(Dirige-se ao Confessionário e tomando uma estola roxa por cima da casula, ouve)
Entrega do Confessionário.
Pres.: Recebe a estola roxa, veste usual para a administração do Sacramento da Penitência. Sê zeloso nesse ministério e distribui aos pecadores as riquezas da misericórdia infinita do Senhor.
Pres.: Recebe a estola roxa, veste usual para a administração do Sacramento da Penitência. Sê zeloso nesse ministério e distribui aos pecadores as riquezas da misericórdia infinita do Senhor.
Em seguida, o Vigário Declara empossado o novo Pároco.
A celebração continua como de costume.