PASTORAL DA CATEQUESE DIOCESANA
Belo Horizonte - MG, 19 de Agosto de 2025.
CARTA PASTORAL:
MARIA ASSUNTA AO CÉU,
SINAL DE ESPERANÇA SEGURA!
Queridos irmãos e irmãs,
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para Sempre seja louvado e sua mãe Maria Santíssima!
"Eis aqui a Serva do Senhor! Faça-se em mim conforme a tua vontade! "
(Lc 1,38)
Maria, a humilde e fiel serva do Senhor, o nosso porto seguro junto à Deus, assim como em nossa família, Maria é nossa mãe, Deus nosso Pai, o pai sendo mais rígido com seus filhos querendo o seu bem, Maria a mãe é aquela que com muita insistência suplica ao pai por seus filhos, por isso ela é tão aclamada na Terra. Tudo por causa do seu SIM que modificou a história da humanidade. Maria é exemplo de Cristã, o povo vê através de sua história, uma mulher forte, temente a Deus e cheia de amor por seu amado filho, desde a anunciação, quando o Arcanjo Gabriel anuncia a Maria a proposta de Deus, Maria sendo uma humilde o obediente serva, prefere renunciar aos seus desejos e sonhos, para entregar todo o seu ser ao Senhor.
Ela aceitou a vontade de Deus em sua vida, aceitou gerar o seu salvador e de toda a humanidade e a criar ele em seus princípios de fé e moral, em toda sua vida passou por amargurosas dores de sofrimento, mas mesmo assim permaneceu aos pés da Cruz, forte e serena. Não se deixou a abater por saber que tudo era consumação do plano de Deus.
Ela intercedeu ao seu filho em seu primeiro milagre, em Caná da Galiléia, não deixando o vinho faltar e o casal passar vergonha. Recebeu assim como os Apóstolos o Espírito Santo e certamente agiu nas comunidades cristãs espalhadas pela região, intercedendo pela vida do povo. Ao final de seu curso terreno, diz algumas histórias que foi visitada várias e várias vezes por São José e seu filho Jesus, e conversavam sobre a humanidade, o fim e a glória da rainha da humanidade.
Ao ser elevada ao céu de corpo e alma, mostra a confiança e o eterno agradecimento de Deus por tudo o que ela fez a humanidade e ainda faz, a própria Santíssima Trindade a louva e coroa como a rainha, ela é reconhecida e amada pelo próprio Deus! Assim hoje se cumpre o Magníficat, este canto de louvor a Deus, que Maria Canto logo ao visitar Isabel e ser saldada pela Prima, ele traz que Maria também seria exaltada, e tudo "porque ele olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor."
Ela fez tudo por amor, amor ao seu Deus, amor aos seus filhos. Assim como a Trindade santa reconhece e venera ela como a perfeita discípula da palavra, a perfeita Cristã, Imaculada Concebida nesta Terra, nós também, cristãos pecadores, buscamos refúgio no auxílio da vigem Maria, Mãe de Deus e nossa, a Assunção de Maria ao céu foi o perfeito momento da Santíssima Trindade homenagear por seus grandes feitos, assim ela é exemplo para nós, com sua fidelidade a Cristo, ela foi recompensada com a glória do céu, nós igualmente nos inspiramos em Maria em nossa vida para alcançar nossa meta, o encontro com o Senhor, assim Maria enche-nos de esperança todos os dias, esperança na ressurreição, esperança de ser fiel a Cristo aqui na Terra, esperança de um dia voltar ao Pai, esse Pai que é nossa morada celeste.
"Maria é aurora e esplendor da Igreja triunfante; ela constitui a consolação e a esperança para o povo ainda a caminho." Diz o Papa Bento XVI na sua homilia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora em 2012, comentando sobre o Prefácio hodierno.
Em Maria a humanidade vê a sua esperança, é nela que todos veem o caminho de fidelidade, amor a Deus, é nela que a humanidade recorre nas incertezas e nos problemas, pois assim como em Caná, ela olha por nós, é nela que a humanidade vê a sua esperança de vida eterna, com seu exemplo de Cristã e seu entusiasmo ao seguir o que Deus preparou a ela, por isso resta-nos agora, confiarmos em sua intercessão materna, para que olhe por nós aflitos e desamparados pecadores que buscam o caminho do céu por amor, que faz o reino de Deus acontecer por amor, pois o nosso coração arde na presença de Deus.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
In Cor Iesu,
Mons. João Pedro dos Passos, SJ-M
Chanceler Diocesano
Tags
Carta